JOGO 1: AJAX AMSTERDAM X FLAMENGO

Por Fernando Malta

A bola, enfim, rolou na Florida Cup. Na noite desta quinta-feira, Ajax e Flamengo abriram a competição no Orlando City Stadium com festa nas arquibancadas e emoção dentro de campo.

Em boa fase na Champions League, o Ajax aproveitou a pausa no calendário local e manteve sua força total para a estreia na Florida Cup, apostando na velocidade do atacante brasileiro David Neres e no astro holandês, o atacante Huntelaar. O time do técnico Erik ten Hag, pressionou o Flamengo no início da partida. A equipe rubro-negra respondeu a altura com contra-ataques rápidos entre E. Ribeiro, Uribe e Vitinho, mas acabou provando da mesma sensação com infiltrações e toques precisos do Ajax.

Aos 16 minutos, Huntelaar fez uma jogada com Cerny pelo lado esquerdo do ataque alvinegro e abriu o placar no Orlando Stadium. O Flamengo respondeu com uma pintura de Uribe, encobrindo o goleiro para empatar o jogo. Aproveitando o embalo, E. Ribeiro teve a chance de por o Flamengo na frente com um chute que acabou indo por cima do gol. Aos 33 minutos, Labyad fez com que o Ajax passasse em vantagem com um chute no canto esquerdo de Diego Alves. Pressionado, o time de Abel Braga sofreu com a velocidade do Ajax e tentou se defender como pode do chute de Kristensen que passou do lado da trave de Diego Alves. Aos 41 minutos do primeiro tempo, de novo ele, Uribe em noite inspirada, empatou a partida, em um rebote depois de um chute forte de Diego.

Abel trocou 7 jogadores no segundo tempo, com o zagueiro Rodrigo Caio fazendo sua estreia com a camisa rubro-negra. Com isso, o time carioca ficou com uma cara diferente no segundo tempo, tendo um pouco de dificuldade com a pressão do Ajax na saída de bola. Chegando perto dos 31 minutos do segundo tempo, Diego Alves fez uma defesa espetacular depois deu um chute a queima roupa de Ekkelenkamp.

Já pelo lado do Ajax, Erik tem Hag trocou seis vezes, incluindo a substituição do ex-jogador do São Paulo, David Neres. Um time muito rápido e inteligente taticamente, o time holandês demonstrou o porque está em um ótimo momento na Europa. No final de um jogo disputado, Ajax teve uma ultima oportunidade com uma bola na trave aos 47 minutos do segundo tempo, mas sem conseguir mudar a que a partida fosse para pênaltis.

Piris da Motta, Rodinei, Trauco e Berrío converteram as cobranças para o Flamengo. Do lado do Ajax, Labyad, Traore e de Wit aproveitaram, mas Veltman e Magallan, desperdiçaram a chance na marca do pênalti. Assim, a equipe do Flamengo garantiu os três pontos.

O próximo compromisso do Flamengo na Florida Cup será no sábado 12 de janeiro, contra o Eintracht Frankfurt da Alemanha. Já o Ajax Amsterdam enfrentará o São Paulo também no sábado 12 de janeiro. Ambos os confrontos serão realizados no Orlando Stadium, em Orlando.

Ky-Mani Marley é atracao no intervalo

Torcedor declarado do Ajax, o jamaicano Ky-Mani Marley, filho da lenda do reggae Bob Marley, fez uma apresentação especial no intervalo da partida e fez todos os torcedores cantarem o clássico “Three Litle Birds”, música considerada um hino pelos torcedores do time e cantada em todas as partidas que o Ajax disputa em casa.

Essa não é a primeira vez que Ky-Mani Marley se apresenta num estádio, num intervalo de jogo do holandês Ajax. Na estréia da equipe na Liga dos Campeões, em setembro deste ano, ele desceu ao gramado para cantar com a galera. Na ocasião os holandeses venceram o AEK, da Grécia, por 3 a 0.

“Ter o Ky-Mani em nosso evento reforça a mensagem de unidade e inclusão que pretendemos passar com o nosso evento. “Football is Freedom” (futebol é liberdade)  é o mantra deste ano da Florida Cup e estamos chamando todos os fãs para participar desta celebração global, para unificar as vozes através de belos jogos. Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas ao Ky-Mani e estamos ansiosos por um espetáculo maravilhoso”, disse Ricardo Villar, CEO da Florida Cup.

FICHA TÉCNICA
AJAX AMSTERDAM (HOL) (3) 2 X 2 (4) FLAMENGO (BRA)

Local: Orlando City Stadium, em Orlando (EUA)
Data: 10/01/2019Árbitro:Estaban Rosano (EUA)